quinta-feira, 5 de junho de 2014

Por que tanto espanto?

Por Atanásio Mykonios

Durante um período recente, as esquerdas pensaram que o caminho para a mudança cultural estava aplainado, mudança que implicava a conquista de um mundo distante das travessuras dos reacionários e fiscais do comportamento moral. A materialidade se tornou um dado aparentemente resolvido e que restava às vanguardas lutarem por emancipação no seio da cultura e com isso garantirem direitos de vanguarda para os mais oprimidos.

Por quase vinte anos, nos acostumamos e lidar com um público de pouca manifestação politica, imaginando que esse contingente não tinha consciência histórica para lidar com o debate político e o cenário das lutas sociais. Tratava-se de uma horda de ignorantes que somente criavam obstáculos e geravam um marasmo mobilizatório quanto aos objetivos de uma esquerda visionaria, em muitos casos, encastelada no interior das academias. Essa esquerda culminou no aprofundamento acadêmico-científico-teórico de grande envergadura, mas de pouco alcance social. Aos poucos foram engolidas pela esfera burocrática dos instrumentos de controle do Estado e se viram encurraladas pela lógica produtivista que alcançou os gabinetes e as salas de aula.

Enquanto isso a história prosseguia com sua dinâmica. As esquerdas, capitaneadas pelo PT, cresceram aos olhos vistos e não se preocuparam com a ascensão de um pensamento de direita que era urdido lentamente pela maioria silenciosa. A luta contra a ditadura deixou sequelas nas linhas da esquerda. Após o fim do regime militar, uma geração de atores políticos chegava ao cenário institucional e contava com o apoio de parte da opinião púbica, especialmente os artistas, intelectuais, formadores de opinião, profissionais liberais, que, recém-saídos da ditadura, encontravam um caminho para reconstruir o processo político com bases na democracia liberal representativa. Era pegar ou largar!

Movidos pela herança quase gloriosa de uma esquerda combativa e comprometida, o Brasil foi aos poucos ganhando contornos de uma democracia de cunho liberal festivo, fortemente ancorado na jurisdição, na igualdade social por direitos de acesso e ascensão, bem como um forte sentimento de inferioridade que prevalece até hoje em todas as camadas sociais. Os avanços cada vez mais significativos no âmbito dos direitos sociais ao mesmo tempo em que sonhavam (as esquerdas), com uma revolução socialista que, lentamente se perdia no horizonte histórico, desenharam um quadro estranho, mas ainda promissor e positivamente alentador para as esquerdas.

A bifurcação da história nos legou uma indecisão quanto às escolhas a serem feitas. Diante das esquerdas e, especialmente, diante do PT, dois caminhos se colocavam e se entrecortavam. De um lado, a tradição da luta e da organização burocrática do sindicalismo e da política administrativa, por meio das lutas dos partidos populares (anticapitalistas, anarquistas, marxistas, etc.), marca de um tempo de estrutura produtiva que permitia o modelo de concentração das massas trabalhadoras em torno de projetos comuns e sistematizantes. – a burocracia sindical juntamente com a hegemonia dos partidos de trabalhadores e marxistas no Ocidente. O Estado era o caminho natural da luta pelo poder contra o capital monopolista. Esse modelo estava alinhado com a estrutura de produção industrial massiva que engendrava na organização do trabalho interpretações que tinha como premissa o antagonismo entre trabalho e capital. As lutas pelo poder giravam em torno à possibilidade de inverter a balança desse antagonismo em favor dos trabalhadores, mas, em muitos casos, nada mais se observou que o sucumbir à lógica do capitalista coletivo, ora em favor das elites locais, ora em favor dos grandes conglomerados transnacionais.

De outro lado, uma revolução no interior das hostes do capitalismo que empurraria lenta e gradativamente as esquerdas para uma armadilha cujo gatilho impingiria quase que a sua destruição ou, mais radicalmente, sua autodestruição. Enquanto os administradores e gestores do capital enfrentavam a questão da recomposição de sua capacidade de produzir valor, as esquerdas se viam tragadas pelo canto da sereia que ditava o caminho político para a tomada do Estado-nacional. Chegaram ao poder e seu glamour as transformou em títeres de um desenvolvimento nacional herdado pela sociedade do bem-estar.

No Brasil, o ambiente criado na festiva luta pelos direitos de grupos e minorias, criou a impressão de que o pensamento de direita estaria, de alguma forma, sepultado. Talvez, em uma espécie de hibernação histórica. Os avanços nas conquistas de direitos das mulheres, dos negros, dos homossexuais, das minorias, dos índios, dos portadores de necessidades, das crianças e adolescentes, gerou um clima de otimismo das e nas esquerdas, até que o partido que detinha a hegemonia do movimento de esquerda chegava ao poder. Muitos se aliaram às esquerdas, criando um clima de falsa convergência, com aqueles que tinham concepções de justiça, mas se mantinham fieis ao liberalismo cultural, sem olvidar o modo de produção de valor. Entusiasmada com esse processo e a perspectiva de mudanças mais radicais, a esquerda se viu manietada pela bipolaridade politica exercida pelo PT e seus aliados. E com a estrada bifurcada opôs aliados e destruiu biografias intensamente construídas no período ditatorial último.


A saga petista foi de uma extraordinária agilidade e estupenda capacidade para aliar dois aspectos da política nacional que viviam em posições diametralmente opostas. Conseguiu convergir a politica da concentração da riqueza por meio do Estado e criou, em paralelo, políticas sociais apartadas do movimento da economia política, abrindo, assim, dois flancos. Enquanto a economia nadava de braçada e os índices financeiros abastavam ainda mais bancos, investidores e a indústria nacional; o problema social, por sua vez, foi tratado com linhas de crédito para favorecer s famílias indigentes sociais e com o auxílio de agentes terciários – isto é, o problema social passava a ser tratado por igrejas, psicólogos, organizações não governamentais, assistentes sociais e, por fim, pela polícia. E como não podia deixar de ser, foi envolvido pelas forças conservadoras que tinham, desde a década de 1960, o traço marcante da ordenação do capital como mola propulsora do desenvolvimento econômico, mantido sob a rédea curta pela classe dominante.

Não foi o bastante ter de agradar a dois senhores ao mesmo tempo. Não seria possível. A ruína tardaria, mas a história cobraria seu preço – e alto! Hoje, em meio a uma turbulência social que atinge diversos setores da sociedade, as esquerdas se veem aturdidas com o pulular de pensamentos de caráter extremista, com fortes contornos racistas, contra os pobres, contra os oprimidos, enfim, uma onda de revanchismo, sectarismo e ódio se espalha. Mas, será mesmo um fenômeno recente, uma espécie de bolha assassina que abduziu milhões de jovens e os lobotomizou para que apreendessem um discurso raivoso de cunho fascista ou nazista? Não, não foi por acaso e nem de repente que essa avalancha de violência ganhou as ruas e os espaços virtuais.

Há mais no profundo dessa realidade e há mais por vir. Esses jovens, moças e moços, esses homens e mulheres estão aqui como em outros lugares. Pelo mundo afora observamos estruturas discursivas que pleiteiam o poder dos mais fortes, o uso da força e da coerção de cunho militarizante, o fim dos direitos sociais, enclausurando os desprovidos de valor em modernos campos de concentração. Aqueles vinte anos citados acima são o caldo no qual uma geração e meia cresceu e se formou, acostumada com ganhos significativos, com a crescente despolitização do processo social, com o distanciamento dos reais problemas relativos ao capitalismo e a aparente derrocada dos regimes socialistas. Eles se acostumaram com uma sociabilidade sem conflitos reais, sem a pressão da materialidade, com a perspectiva de um acúmulo capitalista indefinido. A pequena burguesia deitou raízes com sua moral tacanha e invadiu a consciência social dos emergentes. Olhavam para as políticas sociais do governo com um ar de desconfiança, mas o Brasil crescia com alguma folga contra o maremoto do crash financeiro mundial, dado a partir de 2008. O pensamento metódico, organizado e sistematizado, que hoje surge como expressão de grupos emergentes, não ocorre com um passe de mágica, mas há uma causa ou algumas causas. Some-se a essa nova-velha mentalidade os horrores de uma sociedade embevecida pelo extermínio dos mais pobres, a perseguição sistemática contra os negros e indigentes, a insana moral do trabalho contra os que não são capazes de se inserir nos mecanismos de produção direta do valor, etc. A fábrica social do valor não exclui ninguém, como supunham as esquerdas cristãs benevolentes deste país.

Uma das mais importantes causas, senão a de maior significância, é o fato de quando o modo de produzir mercadorias entra em crise e, por conseguinte, o modo de adquiri-las também, há uma afetação de parcelas da sociedade acerca do modo de enxergar o contínuo real, que muda quase radicalmente. À medida que a crise avança, mesmo que não haja consistência em reconhecê-la ou apreendê-la em sua totalidade, os grupamentos sociais assumem seu caráter predatório e, também, reproduzem o que está no subterrâneo de suas práticas, tanto singulares quanto sociais, de sobrevivência histórica.

Outro aspecto interessante é que os movimentos sociais se articulam, especialmente os de trabalhadores sem nada, com o escopo de pressionar os vários níveis do estado-nacional, para a conquista de direitos necessários. Ocorrem um tanto quanto à margem da institucionalidade da esquerda, criando um estado de perplexidade, e, por outro, uma complexa engenharia social que foge às análises mais perspicazes dos teóricos da esquerda. Entre esses movimentos e os representantes oficiais da esquerda, há um fosso que parece ainda ser difícil transpô-lo, as pontes foram queimadas há algum tempo e por isso mesmo, o discurso da esquerda não encontra um veio por onde escoar seu projeto de sociedade.

Assim, não deveria haver de nossa parte o espanto com “os coxinhas” e as hostes reacionárias. Nem com as manifestações estúpidas que se espalham em forma de linchamentos, assassínios, apologia à segregação, perseguições religiosas, censura, etc. Esses grupos aparentemente acéfalos, estão conduzindo um processo de reação à crise que avança inexorável para além e acima das esquerdas em todo o mundo capitalista. A dinâmica social tem um caráter irreversível, caótico em certo sentido e de difícil controle, uma vez que as forças sociais entram na arena do conflito sem um projeto claro, a não ser o de cassar os bodes expiatórios de sempre.

O problema é que, de alguma forma, a esquerda acreditava que o que havia no conjunto da esfera social da política não passava de uma turba imberbe e sem rumo intelectual – os ignorantes que deveriam ser catequizados pelas vanguardas, aglutinadas nas academias e em nichos partidários cada vez mais em número reduzido. Nesse tempo de aridez intelectual, em que a sociedade do espetáculo se transveste de um caráter eminentemente imagético, os discursos da subjetividade assumem um poder social aparente, que ganha o ar de verdade absoluta ante o vazio deixado pelo pensamento das próprias esquerdas. Mas esses discursos estão destituídos de consciência histórica porque não têm um poder orgânico e sim uma força social descomunal, cujo parâmetro é a imposição de um poder cego, que clama pela intervenção de uma força militar que pusesse fim á baderna social, econômica e política . Um analfabetismo social impregna-os de cabo rabo, são como adolescentes vociferando pela coxinha do dia.

O que mais deve nos preocupar é a narrativa subliminar que aponta para algo já existente no interior desses grupos que, de certo modo, herdam a violência que está incrustada em nossa história social. Por outro lado, o fascismo não vem exatamente desses grupos, uma vez que não têm nenhuma ligação com os trabalhadores em geral, nem com um compromisso que faça-os se aproximarem de interesses nacionalistas contra inimigos ferozes externos, mas do próprio partido governista – partido de trabalhadores – que emprega a ordem institucional para mover para debaixo do tapete a perspectiva de uma ação histórica dos movimentos sociais e dos grupos de esquerda. Esses vorazes autômatos não gostam da ralé nem dos trabalhadores, querem que todos sejam queimados em praça pública.

Os trabalhadores estão sendo guiados pela foice que está a ceifar a sua consciência como trabalhadores.

Ora, não deveríamos termos sido pegos de surpresa dadas as condições em que a sociedade brasileira se viu investida de uma espécie de legitimidade política que ganha alguns espaços públicos, no entanto, essa forma de manifestar a insatisfação social e política não é nova. Mas, de alguma forma, os mais ignaros ganharam um aspecto social aceito por muita gente. É como se tivessem perdido o medo de expressarem o inominável, o indizível. Mas o fazem com aquele tom grave, de quem conhece os rumos da história e as sendas do processo político. Nada mais enganoso aos olhos de quem vê o mundo se virar de cabeça para baixo, em todos os cantos.

O que salta relevante nesse processo é a nossa incapacidade de enxergar a dinâmica social como um lastro de uma verdade. Isso ocorreu debaixo de nossas barbas que já estavam de molho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário